Thursday, November 7, 2013

Faculdade Troll - Primeiras Frustrações

Nunca gostei do conceito de como funcionam as faculdades no Brasil (pra falar a verdade nunca tive qualquer encanto pelo status de universitário, como muitos tem), elas sempre foram apresentadas pra mim como um lugar onde o estudante da seu sangue para um fim não muito explícito, e agora que sou um estudante, continuo achando estupido como o curso consegue sabotar o próprio objetivo curso.

O que quero dizer eh que tem tanta balela aleatória de ensino médio (seminários, projetos, resenhas, textos, etc...), que o grande ponto do curso, no meu caso, a gravação de um filme, acaba ficando em segundo plano quando eu tento equilibrar meu trabalho, tarefinhas pra titia da facul, e meu grande projeto cinematográfico do semestre que finalmente coloca em pratica tudo o que aprendi.

Então, a menos que eu toque o famoso f*da-se universitário e me concentre em praticar o único e bendito motivo pra que entrei na faculdade, terei lindas notas para deixar o professor sorridente, mais um semestre garantido na instituição, e mais um filme insosso e desleixado para preencher meu YouTube (e também umas boas pauladas da banca que, ironicamente, eh formada pelos próprios professores).

Também não estou defendo a "moleza", para que o curso seja levado numa boa e carregue os alunos nos braços ate o fim. Muito pelo contrario, quero ralar, quero passar a noite em claro trabalhando, quero ver o oco desse tal de cinema, contanto que todo esse processo seja diretamente ligado a produção de um produto cinematográfica, e não apenas de uma nota para que o professor possa se satisfazer sexualmente.
Meu objetivo eh aprender a p*rra do cinema, to cagando para o canudo no fim do curso, se meu objetivo fosse diploma, fazia gestão ambiental. Pra mim não faz sentido suar por um canudo num campo de trabalho que exige, acima de tudo, experiencia, habilidade, e genialidade.

Bom, espero que isso seja apenas uma frustração de segundo semestre e os próximos semestres tenham mais para oferecer. Ainda sim, não sei se isso eh perdoável, principalmente quando se trata de uma faculdade paga que deveria se concentrar em mostrar para o aluno os potenciais do que ela tem para oferecer, e não apenas seguir uma cartilha acadêmica.