Tuesday, June 12, 2012

Japocídio

Sobre o caso Marcos Matsunaga (o cara da Yoki):

137 homicídios* acontecem por dia no Brasil enquanto a mídia se concentra no último escândalo de assassinato na alta sociedade. Mais um japonês, pra variar...


Não sei bem com o que comparar esse fato: reality show, novela, seriado de perícias, ou até futebol, sei que é algo que envolve o povo num fascínio mórbido pela historia, investigação, e julgamento desses casos, como num CSI brasileiro. 

O sangue da "vitima" é a isca, agora que o público esta hipnotizado pelas noticias, é alimentados com ódio, fúria, inveja, horror, e então o "vilão" é entregue a ele pra saciar todo sentimento de vingança, pra ser dilacerado pela opinião unanime como uma forma de exorcizar esses 137 mortos da nossa consciência. 
Eh o Coliseu moderno!
Ou...
Talvez eu esteja acertando o alvo errado, e o fascínio seja mesmo com o fato da justiça, nesses casos, funcionar num impressionante padrão de dinamismo e rapidez europeu. Até esquecemos do país da sacola do BOPE.**

Sei lá, são problemas alheios de vidas alheias em regiões distantes (pelo menos pra mim), mas que são empurrados no meu dia a dia como se eu tivesse que me comover com eles.

Enfim, a um bom tempo atras um cara disse que a religião era o ópio do povo, é que na época ainda não existia a TV...



* http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-12-14/taxa-de-homicidios-no-brasil-mais-do-que-dobra-em-30-anos

** "Não vai falar? Então volta pro saco!" - Capitão Nascimento